Restaurando o Brasão de São Paulo: "Non Ducor Duco"

(Não sou conduzido, conduzo !)

Na década de 70, por exemplo, a Entidade alertou o então prefeito Miguel Colassuono, quanto à existência de erros na concepção do brasão da própria cidade de São Paulo, elaborado nos idos de 1917 pelo joven poeta Guilherme de Almeida, em parceria com o pintor José Wasth Rodrigues.

Na época, a cidade era governada pelo alcaide Washington Luís Pereira. Em meados de 1976, a Sociedade demonstrava suas razões, como um dos grandes exemplo da legitimidade de seus préstimos à causa pública, em representação encaminhada ao então prefeito Colassuono, "...o brasão atual ressente-se de uma falha, em termos de leis internacionais de heráldica, quanto ao número de torres de sua coroa mural. Esse elemento (o número de torres) determina o status da localidade caracterizada, ou seja: três torres aparentes em prata, aldeia; quatro torres aparentes em prata, vila; cinco torres aparentes em prata, cidade; e cinco torres aparentes em ouro, capital."

Dignidade de "Cidade". Não de "Aldeia" !

A Sociedade explicava ao prefeito: "...o atual brasão possui uma coroa mural de aldeia, por equívoco evidente de seus instituidores, pois foi criado em 1917, quanto São Paulo já gozava da categoria de cidade, desde 1911". Foram necessárias ainda, correções nos paquifes, no braço armado, peça que vinha solta no campo do referido brasão e no listel.

O projeto de Lei, após acirrados debates que se arrastaram por longos anos entre parlamentares e intelectuais, foi aprovado pela Câmara e o novo Brasão já com a Bandeira Oficial retificada, foi finalmente instituído em 06 de Março de 1987 durante a gestão do Prefeito Jânio da Silva Quadros. No mesmo ano, a Revista do Arquivo Municipal, publicava o Brasão do município de São Paulo, já com as modificações propostas pela Sociedade Brasileira de Heráldica, o que acrescentou sem nenhuma dúvida, uma página de ouro, no livro da história da maior e mais importante cidade brasileira.

- Para mais detalhes Sobre Brasões >> Clique aqui <<

- Homenagem à Sua Alteza Imperial e Real o Principe Dom João Henrique de Orleans e Bragança - 16/09/2005 >> Clique aqui <<

© 2010 Todos os direitos reservados Sociedade Brasileira de Heráldica

R. Álvares Machado, 22 - 4º andar - Liberdade - São Paulo - SP - Brasil - cep: 01501-030 - Fixo: +55 (11) 3101-4433